Com a implantação do juiz de garantias no interior do Piauí, iniciando com a inauguração da Central de Inquéritos de Picos na última sexta-feira (22), o Piauí tornou-se pioneiro do país nessa regionalização, determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Com a expertise local, o juiz Luiz de Moura, em entrevista ao MeioNorte, pontuou os avanços prospectados quanto a celeridade no julgamento das ações.
Nesse sentido, a Central de Inquéritos funcionará como um órgão auxiliar das Comarcas, cuidando de toda a fase pré-processual, o que trará uma 'economia' de tempo, avançando com mais efetividade nas etapas necessárias até que se chegue ao julgamento.
"Como todos já sabem, o Supremo Tribunal Federal determinou a implantação dos juízes de garantias dentro de um ano em todo o país. No Piauí, há mais de dez anos, nós já temos aqui, através da Central de Inquéritos de Teresina, o perfil de um juiz de garantias. E agora, o Tribunal Pleno, o Tribunal de Justiça do Piauí, determinou a sua regionalização. Vamos iniciar agora na cidade de Picos, Polo Picos. O que isso quer dizer? A Central de Inquéritos vai ser um órgão auxiliar de todas as comarcas da região de Picos. Vai cuidar de toda a fase pré-processual. Então, os juízes das comarcas que integrarão o Polo de Picos vão receber apenas ação penal para marcar a audiência e sessão do julgamento. Então os processos terão mais rapidez e maior efetividade em seus julgamentos", disse o juiz da Central de Inquéritos do Interior, Luiz Moura.
"É o primeiro do país. Por sinal, o juiz de garantias, quando foi aprovado no Congresso Nacional, através da deputada federal Margarete Coelho, foi inspirado na central de inquérito da nossa capital. Já, uma expertise e o nosso modelo já foi levado para outros estados", cravou.
A Central inaugurada em Picos terá jurisdição sobre as comarcas de Fronteiras, Inhuma, Itainópolis, Jaicós, Padre Marcos, Paulistana, Picos, Pio IX, Simões e Valença do Piauí, e deverá ter o funcionamento semelhante à Central de Inquéritos de Teresina-PI, com a atribuição de zelar pela investigação criminal e salvaguardar os direitos individuais da pessoa presa. Novos equipamentos do tipo serão inaugurados nas próximas semanas.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link
Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link
Baixe nosso app no Android, clique neste link