Jogos de pôquer

SEÇÕES

Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí é 3º no país e líder do Nordeste no aumento real do salário em 2023

O Salariômetro, uma iniciativa da Fipe, desempenha um papel fundamental ao fornecer informações e análises sobre o mercado de trabalho brasileiro.

FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

O Piauí se destaca no cenário nacional como o terceiro estado brasileiro com o maior aumento real no salário durante o primeiro semestre de 2023, consolidando sua posição como líder na região Nordeste. Os dados são do boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

Empatando com o Distrito Federal e Espírito Santo, o Piauí obteve um ganho médio de 1,17%, destacando-se nacionalmente. O estado ficou atrás apenas do Amapá, que registrou um reajuste real de 1,77%, e de Mato Grosso do Sul, com 1,29%. São Paulo, importante referência econômica, aparece na sexta posição com 1,11% de aumento real.

Leia Mais

No contexto geral do Brasil, o ganho real mediano foi de 0,79%, um resultado bastante positivo, já que os reajustes salariais superaram a inflação no primeiro semestre, alcançando o melhor desempenho desde 2018, quando atingiu 0,81%. A Fipe ainda aponta que a maioria das negociações salariais no Brasil resultou em reajustes acima do INPC acumulado no ano, atingindo significativos 77,05%.

Em junho, as negociações salariais mostraram um desempenho ainda mais expressivo, com o reajuste mediano alcançando 1,26% acima do INPC, e impressionantes 87,6% das negociações superaram esse índice.

As projeções para o mês de julho são animadoras, com base em 73 acordos até o fechamento do boletim, a Fipe estima que 90,4% das negociações devem resultar em ganhos acima do INPC, com mediana de reajuste em torno de 5%.

Ao analisar as diferentes regiões do país, o destaque do semestre foi para a Região Centro-Oeste, com reajuste mediano de 1,17%, seguida de perto pelo Sudeste (1,07%), Sul (0,67%), Norte (0,53%) e Nordeste (0,43%).

No cenário setorial, a construção civil se destacou, com um ganho real mediano de 1,67% no semestre. Por outro lado, a agropecuária ficou com 1,17%, enquanto o comércio registrou o menor ganho real no período, totalizando 0,07%.

O Salariômetro, uma iniciativa da Fipe, desempenha um papel fundamental ao fornecer informações e análises sobre o mercado de trabalho brasileiro, sendo uma valiosa ferramenta para acompanhar as negociações coletivas. Disponibilizado por volta do 25º dia de cada mês, o boletim inclui todos os acordos e convenções com início de vigência até o mês anterior, bem como resultados preliminares do mês corrente.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
Jogos de pôquer Mapa do site

1234