Jogos de pôquer

SEÇÕES

Apoliana Oliveira

Coluna da jornalista Apoliana Oliveira

Firmino, Torquato, Júnior do Salve Rainha: 3 nomes para um só museu

Prefeitura consegue manter veto a nome de Firmino, quer homenagear poeta piauiense

FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

ACâmara de Vereadores de Teresina manteve, na sessão desta terça-feira (4), o veto nº 07/2023, de autoria do Executivo Municipal, ao Projeto de Lei 90/2023, que dispunha sobre a denominação de “Prefeito Firmino Filho” ao Museu da Imagem e do Som.

A decisão do plenário se deu por sinalização da liderança do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Casa, de que vai sugerir ao Palácio a denominação “Francisco das Chagas Júnior Araújo”, idealizador do coletivo Salve Rainha, vítima de um acidente trágico em 2016. A homenagem havia sido aprovada pelos próprios vereadores naquele ano e teve apoio do então prefeito Firmino Filho.

Porém, o veto mantido hoje pelos vereadores traz em sua ementa que o nome escolhido pelo Palácio não é nem o de Júnior, nem de Firmino. Mas sim o poeta Torquato Neto.

A discordância em torno do nome do museu acalorou o debate no Plenário, com parte dos vereadores defendendo que preça a primeira homenagem aprovada. E quem votou pela derrubada do veto, como o vereador Evandro Hidd (PDT), levantou dúvida sobre os efeitos práticos da votação, já que não há garantia de que o prefeito mude a denominação do prédio.

Segundo a vereadora Graça Amorim (Progressistas), a sugestão ao prefeito será garantir a homenagem a Chagas Júnior na denominação do prédio, e também a Firmino e a Torquato Neto, mas em salas do museu que está sendo construído no Centro de Teresina.

OCUPAÇÃO CULTURAL

O movimento Salve Rainha tinha como foco a ocupação cultural de espaços urbanos. E um destes espaços foi justamente o prédio da antiga Câmara de Vereadores de Teresina, que passou anos abandonado, e passou a receber shows musicais, exposições e apresentações artísticas. Na época, o então Firmino usou as redes sociais para defender que o prédio recebesse o nome de "MIS Júnior", em homenagem ao idealizador do movimento.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
Jogos de pôquer Mapa do site

1234