Jogos de pôquer

SEÇÕES

Sinais de alerta para diabetes podem aparecer quando você come; entenda

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos

O diabetes atinge 10,2% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) | Reprodução: Internet
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Os sintomas de diabetessão diversos e podem variar em intensidade e manifestação de acordo com cada indivíduo. Afinal, essa é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Essa doença é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicose). Ela pode apresentar graves consequências para a saúde se não diagnosticada e tratada precocemente.

A diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue e fornecer energia ao organismo. A insulina desempenha um papel essencial na quebra das moléculas de glicose. Isso faz com que elas se transformem em energia necessária para o funcionamento adequado das células do corpo.

Quando ocorre o desequilíbrio nesse processo, a taxa de glicose no sangue (glicemia) pode se elevar, provocando complicações graves e afetar diversos órgãos. Estima-se que cerca de 415 milhões de adultos no mundo, sejam afetados pela diabetes. Esse número destaca a importância desse problema, assim como das medidas preventivas e diagnóstico precoce para lidar com essa condição.

Inúmeras manifestações e sinais podem surgir como alerta dessa doença, como sentir dores de estômago após comer. Isso pode ser um sinal degastroparesia, uma complicação de longo prazo do diabetes desencadeada pela flutuação do açúcar no sangue. A condição faz com que o esvaziamento do estômago para o intestino delgado seja retardado ou não ocorra de maneira adequada. 

Isso significa que o alimento que você ingere fica no estômago e não é digerido adequadamente, causando sintomas desconfortáveis. Outros sintomas de gastroparesia:

  • náuseas
  • vômitos frequentes
  • sensação de plenitude após comer apenas uma pequena quantidade de alimento
  • azia
  • perda de peso involuntária

Os sintomas podem variar em gravidade e podem piorar após a ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. No entanto, é importante destacar que a gastroparesia pode ter outra origem, que não o diabetes. As outras causas podem incluir cirurgias abdominais, distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson ou esclerose múltipla.

Além disso, pode ter ligação com o uso prolongado de certos medicamentos, como opióides e alguns antidepressivos, distúrbios hormonais, como hipotireoidismo, e outras condições médicas, como infecções virais e distúrbios autoimunes.

Como é o diagnóstico de gastroparesia?

O diagnóstico de gastroparesia geralmente envolve uma combinação de exames físicos, história clínica detalhada, exames de sangue, testes de esvaziamento gástrico e, em alguns casos, procedimentos como endoscopia ou estudos de motilidade gastrointestinal.

Como aliviar o desconforto?

Existem certos ajustes na dieta que podem ajudar a aliviar esses sintomas desconfortáveis. Fazer refeições menores e mais frequentes, por exemplo, é um deles. Também é importante evitar alimentos gordurosos, frituras, queijo – isso só irritará o estômago e tornará tudo muito mais difícil. 

Por outro lado, consumir mais fibras – isso inclui frutas e vegetais – ajudará. Evitar refrigerantes e outras bebidas com gás também é recomendável. Isso porque essas bebidas podem formar mais gases e causar a sensação de inchaço.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
Jogos de pôquer Mapa do site